segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mapas

MAPAS


O que é um mapa?
Um mapa é um desenho que representa um lugar ou uma determinada porção do espaço.
O mapa é a representação ou a imagem de um lugar que pode ser um país, uma cidade, uma região etc. num determinado momento.



Qual a finalidade dos Mapas?
A finalidade dos mapas é facilitar a orientação no espaço e aumentar nosso conhecimento sobre ele. Os mapas nos permitem conhecer melhor uma área, uma cidade, um país. Eles nos fornecem uma imagem parcial daquilo que representam no papel.
Um objeto pode ser visto de vários ângulos, mas não é possível vê-los de todos os lados ao mesmo tempo. O que um mapa nos mostra é geralmente o lado mais importante, é uma imagem desse lugar visto de cima.




Convenções Cartográficas e Legenda
Precisamos criar as convenções cartográficas porque não podemos desenhar as coisas exatamente como elas são na realidade.
Muitas vezes os objetos são desenhados no mapa num tamanho muito reduzido; então, para torná-los mais claros, criamos um símbolo ou um desenho para representá-los. Esses símbolos são convenções e, por isso, são facilmente entendidos.
Na parte inferior do mapa há uma explicação das convenções cartográficas utilizadas; essa parte explicativa é a legenda. A legenda explica o significado de cada símbolo representado no mapa ou aqueles que merecem uma atenção especial.
Quanto menos convenção tiver um mapa, mais pobre em detalhes e informações ele será. Quanto mais convenções ou símbolos tiverem, mais rico ele será, pois mostrará mais detalhes e mais informações sobre a área mapeada.


Legenda para Vias de Circulação.

Legenda para Escala Hipsométrica e Batimétrica.
A escala hipsométrica é utilizada para representar as diversas altitudes do relevo.
A escala batimétrica é utilizada para representar a profundidade dos oceanos, mares, lagos etc.

Legenda para representação do Relevo.
O método para representar o relevo, é o das curvas de nível, permitindo ao usuário ter um valor aproximado da altitude em qualquer parte do mapa.
A curva de nível constitui-se numa linha imaginária do terreno em que todos os pontos da referida linha têm a mesma altitude, acima ou abaixo de uma determinada superfície da referência.


Tipos de Mapas
Os Diferentes Tipos de Mapas.
Os mapas são conhecidos também como cartas; logo, mapa e carta são sinôminos. Existem diferentes tipos de mapa; depende do que eles representam.
Todos os mapas que tratam de um tema específico são chamados de mapas temáticos. Veja os exemplos.






Os Mapas Atuais.
A maioria dos mapas elaborados atualmente apresenta muita exatidão e muito rigor em relação a áreas, limites, distâncias etc. Mas para elaborar um mapa detalhado, é preciso antes de tudo fazer um bom levantamento.
Levantamento é o estudo preparatório para mapear uma região. É um trabalho minucioso que depende do tipo de mapa e do assunto a ser pesquisado.
Por exemplo, indústria se for um mapa industrial; a natureza do terreno se for um mapa físico; as ruas e avenidas se forem uma planta etc.
Técnicas de Elaboração de Mapas
 Sensoriamento Remoto.
O sensoriamento remoto (SERE) consiste em obter imagens especiais sobre áreas ou objetos utilizando um conjunto de instrumentos como radares ou câmeras fotográficas adaptadas para fotos aéreas.
Aviões equipados com câmeras especiais realizam vôos sobre a área a ser mapeada obtendo centenas de fotos. Depois as fotos são colocadas juntas e interpretadas.
Interpretar significa identificar as imagens da foto. Muitas vezes é necessário verificar no local certo aspectos para interpretá-las corretamente; depois, é possível fazer um bom mapa da área.





Imagens por Satélite.
Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta.
Atualmente estão em órbita, além dos satélites do Sistema de Posicionamento Global, satélites de comunicações, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de satélites comerciais.
Os satélites de comunicações são satélites que retransmitem sinais entre pontos distantes da Terra. Estes satélites servem para retransmitir dados, sinais de televisão, internet, rádio ou mesmo telefone.



Os satélites do sistema de posicionamento global GPS são aqueles que enviam sinais de rádio a receptores móveis na Terra possibilitando a determinação precisa de sua localização geográfica com um erro de poucos metros, em tempo real.


Os satélites de observação permitem estudar os recursos naturais, observar fenômenos naturais, problemas ambientais ou para o mapeamento de cidades.


Os satélites astronômicos são usados para observações astronômicas; observar planetas distantes, estrelas ou galáxias.
Os satélites científicos são utilizados para observar a Terra ou para realizar experiências.
Os satélites meteorológicos são projetados essencialmente para monitorar o tempo e o clima na Terra.
Os satélites de reconhecimento são projetados para observação da Terra ou para a comunicação militar ou espionagem. Pouco se sabe sobre suas capacidades reais, pois os países que os desenvolvem geralmente não divulgam informações sobre eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário