quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CÍRCULO DE FOGO DO PACÍFICO


Círculo de fogo do Pacífico, ou Anel de fogo do Pacífico (ou às vezes apenas Anel de Fogo), é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões e / ou movimentos de placas tectônicas. O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões, sao os tipos de vulcoes mais destruidores chamados de vulcões "assassinos" e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.

A maior parte dos vulcões localiza-se ao longo ou proximo dos limites das placas tectônicas. São os chamados Vulcões de limites de placas. Porém, alguns deles localizavam-se no interior de uma placa tectônica, por isso são denominadas vulcões intraplacas, cujo exemplo mais conhecido é o arqipélago havaiano conhecido como "ponto quente" do Pacífico.

As atividades vulcanicas no interior dos continentes são raras, exceto na África, que possui uma faixa de vulcões ativos no sentido norte-sul. O caso africano pode ser explicado pela presença de um fraturamento causado pela placa africana.

Os vulcões de limite de placas alinham-se no "encontro" das placas tectônicas, no chamado Círculo de fogo do Pacífico, que se estende pelos oceanos Pacífico e Atlântico e pelo mar Mediterrâneo.


Fonte:Lúcia Marina e Tércio/Wikipédia, a enciclopédia livre.

3 comentários:

  1. obrigado por me ajuderem nas minhas pesquisas da escola adoro o blog de vcs e sempre q eu entro eu posto 1 comentario bjs e abraços Caroline Rodrigues

    ResponderExcluir