sábado, 11 de agosto de 2012

GEOGRAFIA: PARA QUÊ? POR QUÊ?

GEOGRAFIA: PARA QUÊ? POR QUÊ?




A geografia tornou-se ciência no século XIX e foi, durante muito tempo, definida a partir do significado do seu nome GEO Terra, GRAFIA escrita, sendo responsável pela descrição da Terra. Hoje, seus objetivos centram-se na compreensão da sociedade e sua relação vom o espaço.

Geografia: ciência que estuda o espaço em que o homem vive, constrói e destrói. Os estudos geográficos nos ajudam a entender melhor a sociedade em que vivemos e as relações que estabelecemos entre nós, seres humanos, e a natureza. O estudo desta disciplina permite a percepção diferente do espaço e das transformações sofridas por esse espaço, as causas e os efeitos de cada mudança para a vida de cada um de nós e para o planeta.

Há muitas formas de perceber o lugar em que vivemos e, com certeza, as pessoas não veem os lugares da mesma maneira. O "lugar" só se torna um espaço para a ciência geográfica se tivermos uma relação de afetividade. Para geografia, lugar é um espaço conhecido que tem algum significado para a pessoa que a ele se refere.

O espaço geográfico sofre transformações porque precisa ser adaptado às novas necessidades, às novas tecnologias. A ciência geográfica nos permite compreender as relações que nós, seres humanos, estabelecemos com o nosso lugar, com o espaço em que vivemos e construímos nossa vida , ou seja, com o nosso espaço de vivência. É através da Geografia que podemos analisar e entender as transformações sofridas pelo espaço sob a ação das pessoas que nele vivem para que possamos gerenciar as mudanças futuras, fazendo com que elas sejam benéficas para as pessoas e a natureza.

Nós somos grandes trasnformadores do espço natural e a essa ação causada pelo homem na natureza, denominamos ação antrópica. É importante compreender as transformações ocorridas no espaço em que vivemos, para melhor utilizá-lo.

" A ação antrópica, ao transformar o espço natural, produz grandes e graves problemas ambientais"

  1. As indústrias poluem o ar, os rios e, ao atraírem as pessoas para a cidade que nem sempre vão procurar áreas habitáveis, trouxeram novos problemas: as chuvas provocam enchentes devido o mal planejamento da cidade e o entupimento de bueiros, deixando muitos desabrigados e prejuízos materiais.
  2. O desmatamento, a cobertura do solo com asfalto e o grande número de prédios fazem a cidade ficar mais quente, criando as ilhas de calor.
  3. O crescimento do comércio das cidades produz a poluição visual e sonora, devido à necessidade de se fazer propaganda dos produtos à venda.
  4. e outros vários fatores provocados pela ação do homem na natureza.

Quando modificamos o espaço, estamos fazendo geografia e este espaço não é estático (parado), ao contrário, ele muda de acordo com a forma como os homens vão se relacionando entre si e se apropriando do espaço natural.

O espaço natural começou a sofrer alterações desde que os seres humanos apareceram em nosso planeta. No início, eram menos agressivas e limitadas a espaços pequenos, pois os homens viviam em tribos ou em pequenos grupos que caçavam e coletavam alimentos presentes na Natureza, viviam em cavernas, ou, como ocorreu posteriormente, contruíam palhoças, as mudanças eram lentas, gradativas e bem menos danosas, mas não deixaram de existir. Quando colhe um fruto, caça um animal ou abre uma clareira para construir uma aldeia, o homem está transformando o espaço natural em um espaço geográfico.

Atualmente, as alterações espaciais são rápidas e, em geral, bastante agressivas. O espaço geográfico é permanentemente transformado para atender aos anseios da sociedade na sua busca por soluções para tornar a vida mas confortável para a humanidade. Entretanto, nem sempre essa busca produz uma vida qualitativamente confortável para todos.

A Geografia é a ciência que lhe dará ferramentas para compreender as mudanças que ocorrem em seu espaço de vivência e os benefícios e malefícios que essas mudanças podem trazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário