Um estudo da Universidade de Tóquio aponta que a capital japonesa tem 70% de chance de ser atingida diretamente por um terremoto de 7 graus de magnitude nos próximos quatro anos, informa nesta terça-feira a agência AP.
O estudo é baseado no aumento da intensidade sismológica na região de Tóquio desde o terremoto que devastou o país em março do ano passado. Segundo a universidade, foram registrados 343 tremores de 3 graus na Escala Richter ou mais fortes nos seis meses que posteriores à tragédia, 47 a mais do que nos seis meses anteriores.
Baseando-se na teoria de que a probabilidade de um grande terremoto aumenta quando a atividade sísmica se eleva, os pesquisadores calculam que há 98% de chance de um tremor de magnitude 6.7 a 7.2 atingir Tóquio nos próximos 30 anos. No período dos próximos quatro anos, a probabilidade de um terremoto deste tipo atingir a capital japonesa é de 70%, disse à AP Shinichi Sakai, um pesquisador da Universidade de Tóquio.
Por outro lado, um recente estudo do governo japonês aponta que a probabilidade de um terremoto de 7 graus de magnitude atingir Tóquio nos próximos 30 anos é de 70%. O último grande tremor a atingir a cidade foi registrado em 1923, quando 140 mil pessoas morreram.
Fonte: terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário