quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

La Niña pode ter ligação com pandemias de gripe, diz estudo

La Niña pode ter ligação com pandemias de gripe, diz estudo
Fenômeno teria alterado migração de aves 'reservatórios' dos vírus.
Trabalho foi divulgado em publicação da Academia de Ciências Americana.
Um estudo afirma que o fenômeno natural La Niña pode ser um dos responsáveis pelo início de pandemias de gripe graves que deixaram milhões de mortos nos últimos 100 anos. O trabalho foi divulgado na revista da Academia Nacional de Ciências Americana nesta semana.
O La Niña é conhecido por alterar os padrões de migração de pássaros, que podem ser reservatórios primários do vírus da gripe humana.
Para os cientistas, a mudança de rumo das aves pode ter disseminado tipos mais perigosos dos micro-organismos. As alterações também levariam a uma troca maior de genes entre aves migratórias e entre pássaros e animais domésticos.
A troca de genes entre versões do vírus em aves e em porcos foi um dos fatores que provocou o desenvolvimento da gripe A (H1N1) em 2009.
As conclusões da equipe de cientistas vieram após a análise de dados de clima na região do oceano Pacífico mais próxima ao equador terrestre e o cruzamento dessas informações com os números das pandemias de gripe ocorridas em 1918, 1957, 1968 e 2009. Todas foram precedidas por temperaturas abaixo da média na superfície das águas oceânicas da região, característica principal do fenômeno La Niña.
A equipe responsável pelo estudo pertence às escolas de saúde pública das universidades Columbia e Harvard. Elas descreditam um artigo anterior publicado em 2011, que citava o fenômeno El Niño como possível responsável pelo desenvolvimento de pandemias de gripe.

Do G1, em São Paulo, 17/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário