segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fronteiras e Limites


Fronteiras e Limites

 Fronteira é uma faixa de largura determinada, de caráter predominantemente estratégico, delimitada por uma linha divisória que a separa da faixa de fronteira do Estado vizinho. Portanto, fronteira é  a faixa e limite é a linha divisória.

Fronteira entre Holanda e Bélgica

Os limites muitas vezes são marcados por acidentes naturais (rios, lagos, cadeias de montanhas), ou apenas uma estrada ou rua.

As fronteiras delimitam ou separam lugares, os territórios, as paisagens e podem ter um significado mais ampla do que simples linha de separação entre países.

(Lúcia Marina e Tércio)


A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo, dois países, dois estados, dois municípios.

As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos. Elas determinam também a área territorial precisa de um Estado, a sua base física.

As fronteiras podem ser naturais a, geométricas ou arbitrárias; sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus estados, representa a autonomia e a soberania desses perante os outros.

O termo "fronteira" refere-se a uma região ou faixa, enquanto que o termo "limite" está ligado a uma concepção imaginária. A fronteira é uma faixa do território situada em torno dos limites internacionais.

No Brasil, a rigor, fronteiras são as delimitações dos países, divisas são as delimitações dos estados, e limites são as delimitações dos municípios.

Os Estados têm uma característica essencial: a soberania, ou seja, a faculdade de implantar e exercer a sua autoridade da maneira que creiam seja mais conveniente. Para que o exercício da soberania por parte dos Estados não prejudique outras nações, criaram-se limites definidos em porções de terra, água e ar. No ponto preciso e exato em que estes limites chegam ao seu fim é que se pode                 
                             Portugal - Espanha                                          falar de fronteiras.

As fronteiras, ao contrário do que muitas vezes se crê, não se demarcam unicamente sobre as terras, pois existem diferentes tipos de fronteiras: aéreas, territoriais, fluviais, marítimas e lacustres. As fronteiras podem dividir qualquer coisa, desde classes sociais e econômicas até cidades e países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário