quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Índice de Desenvolvimento Humano Sustentável

Sobe e desce
Em novo ranking de desenvolvimento humano produtores de petróleo dariam lugar aos adeptos do consumo minimalista

Uma das principais referências para avaliar a qualidade de vida da população e a economia de um país é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um ranking publicado anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). As colocações se baseiam em fatores como expectativa de vida, acesso à educação e renda. Mas, para o cientista ambiental Chuluun Togtokh, da Universidade Nacional da Mongólia, a metodologia precisa ser mudada por não levar em conta se o desenvolvimento em questão é sustentável. “No ranking atual, países desenvolvidos e países ricos em petróleo são posicionados no topo, sem considerar o quanto têm custado ao planeta e ao futuro da humanidade.”

Pensando nisso, Togtokh decidiu recalcular os resultados do IDH, levando em conta os critérios convencionais, mas também as emissões per capita de gases do aquecimento global. O resultado é o Índice do Desenvolvimento Humano Sustentável, que promoveria uma dança das cadeiras no ranking tradicional. Uma das principais mudanças é a queda de posição de Austrália, Estados Unidos e Canadá. Países cuja economia é baseada na exploração do petróleo, como Qatar e Bahrein, também tiveram uma piora drástica no desempenho.

Os melhores resultados ficaram com nações como Noruega (sempre a favorita), Suécia e Suíça. “Culturas que não possuem hábitos de consumo predatórios se saem bem no índice da sustentabilidade”, diz o pesquisador. “E qualquer um que já visitou os países nórdicos concorda que essa moderação não compromete o padrão de vida das pessoas”, afirma. Confira ao lado como seria o sobe e desce dos países no IDH se as ideias de Togtokh caíssem no gosto das Nações Unidas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário