sábado, 1 de setembro de 2012

Terremoto nas Filipinas

Terremoto filipinas







Um grande terremoto ocorreu no mar das Filipinas, sudeste asiático e matou pelo menos uma pessoa sexta-feira (31/08/2012).

O terremoto de 7,6 graus de magnitude, com epicentro cerca de 65 km ao sudeste da cidade costeira de Guiuan, na província filipina de Samar Oriental, ocorreu a cerca de 20 km de profundidade.

Segundo o NDRRMC (National Disaster Risk Reduction and Management Council) ondas  de 15 a 35 cm foram registradas na província de Surigao del Norte. Tais ondas não causaram danos conhecidos, mas o terremoto provocou um deslizamento que matou uma pessoa e feriu outra.

O terremoto teve como centro a Fossa das Marianas no Oceano Pacífico ocidental e foi sentido no leste do país, disse Aimee Menguilla, um porta-voz do conselho.

O Serviço Geológico dos EUA inicialmente disse que o terremoto teve uma magnitude de 7,9, mas depois revisou esse número.

O Pacific Tsunami Warning Center disse que as ondas do tsunami foram registradas em um arco amplo do Pacífico, mas os alertas de tsunami foram logo cancelados. O governo filipino cancelou o pedido de evacuação de províncias litorâneas na manhã de sábado.

Ricky Carandang, porta voz da presidência, disse que houve pequenos danos a estradas e casas  nas  províncias de  Samar, Leyte, Leyte do Sul, Surigao del Norte, Surigao del Sur.
Paul Earle, um sismólogo EUA Geological Survey, disse que o terremoto foi bastante longe da costa, por isso não causou danos graves. Mas, segundo ele, um terremoto de maior magnitude causaria graves danos.

O Serviço Geológico dos EUA inicialmente disse que o terremoto teve uma magnitude de 7,9, mas depois revisou esse número para 7,6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário