sexta-feira, 29 de junho de 2012

Discurso de Brittany Trilford na Cerimônia de Abertura da Rio+20


Discurso de Brittany Trilford na Cerimônia de Abertura da Rio+20



Meu nome é Brittany Trilford. Eu sou uma garota de 17 anos, uma criança. Hoje, nesse exato momento, eu sou todas as crianças, suas crianças, as três bilhões de crianças de todo o mundo. Pense em mim como nesses minutos como metade do mundo.

Eu estou aqui com calor no meu coração. Eu estou confusa e irritada com o estado que se encontra o mundo e eu quero que nós trabalhemos juntos para mudar isso. Estamos aqui para resolver os problemas que nós causamos coletivamente, para garantir que tenhamos um futuro.

Vocês e seus governos prometeram reduzir a pobreza e manter nosso meio ambiente. Vocês já haviam prometido combater as mudanças do clima, assegurar o acesso a água potável e a segurança alimentar. Corporações multinacionais já prometeram respeitar o meio ambiente, “esverdear” sua produção, compensar sua poluição. Essas promessas já foram feitas e, ainda, nosso futuro está em perigo.

Estamos todos conscientes de que o relógio está batendo e o tempo passando rapidamente. Vocês têm 72 horas para decidir o futuro de suas crianças, minhas crianças e netos. E eu dou a partida no relógio agora...tic tac, tic tac...

Vamos voltar há 20 anos atrás – antes mesmo de eu ser um nos olhos de meus pais – aqui no Rio, onde pessoas se encontraram pela primeira vez na Conferência da Terra, em 1992. Elas sabiam que era preciso haver mudanças. Todos os nossos sistemas falhando e entrando em colapso bem ao nosso redor. Essas pessoas se juntaram para reconhecer esses desafios e trabalhar por algo melhor, comprometerem-se por algo melhor.


Elas fizeram grandes promessas, promessas que, quando leio, ainda me deixam esperançosa. Essas promessas estão esquecidas – não fracassadas, mas vazias. Como isso pode acontecer? Quando tudo ao nosso redor é conhecimento que nos oferece soluções. A natureza é desenhada de tal forma que ofereça ideias para um sistema completo, que provê vida, cria valores e permite o progresso, transformação e mudança.

Nós, a próxima geração, demandamos mudança. Nós demandamos ação para que assim tenhamos um futuro garantido. Confiamos que vocês irão, nas próximas 72 horas, colocar nosso interesse na frente de todos os outros interesses e corajosamente fazer a coisa certa. Por favor, tomem a liderança. Eu quero líderes que possam liderar.

Eu estou aqui para lutar pelo meu future. Essa é a razão que estou aqui. Eu gostaria de terminar pedindo a vocês que considerem a razão pela qual estão aqui e o que vocês podem fazer. Vocês estão aqui para manter as aparências? Ou estão aqui para nos salvar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário