quarta-feira, 14 de março de 2012

No ensino médio, 58% não sabem básico de matemática


No ensino médio, 58% não sabem básico de matemática


Maioria dos concluintes tem desempenho abaixo do esperado, aponta Saresp.

Apenas 4,2% dos estudantes que concluíam o ensino médio da rede estadual paulista em 2011 tinham um conhecimento adequado em matemática. Seis em cada dez não sabiam nem o básico do que era esperado para a série na mesma disciplina.

A informação faz parte do balanço do Saresp, exame do governo paulista que avalia anualmente o conhecimento de matemática e português de estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Os dados foram divulgados ontem (7) à tarde.

O balanço mostra que 58,4% dos alunos do 3º ano do ensino médio tiveram desempenho considerado "abaixo do básico" (insuficiente) em matemática, no conceito adotado pelo estado. Isso significa dizer, por exemplo, que a maioria dos estudantes de 17 anos não sabia resolver problemas de equação de segundo grau com duas incógnitas. A proporção de estudantes que ficou nessa categoria aumentou em relação a 2010 - ano em que ficou em 57,7%.

Além do "abaixo do básico" e do "adequado", a escala tem ainda o "avançado" (para estudantes que sabiam mais do que o requerido, onde estão 0,3% dos alunos) e o "básico" (37,1%) - nesse nível, o conhecimento dos conteúdos é considerado mínimo; no "adequado", o conhecimento é visto como pleno.

Estudantes no "abaixo do básico" tiveram nota na prova de matemática inferior a 275 pontos (de um total de 500). Na escala, essa é a nota considerada adequada para estudantes do 5º ano do ensino fundamental e básica para os do 9º ano. "Os dados mostram que quase 60% dos estudantes do 3º ano têm um desempenho médio esperado para estudantes do 9º ano", avalia Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP e especialista em avaliações educacionais.

A comparação é possível, de acordo com ele, porque a escala de pontos é a mesma para todos os anos. A secretaria contesta a interpretação do professor - afirma que em cada série a prova cobra habilidades cognitivas diferentes.

Melhora geral - Na média, os dados mostram que a nota dos alunos no ano passado teve leve melhora em relação a 2010, quando houve um recuo nos resultados da maioria das séries. Os alunos do 5º ano do fundamental foram os que progrediram mais em língua portuguesa e em matemática, como já vinha acontecendo nos anos anteriores.

A leve melhora geral, no entanto, não foi suficiente para elevar as notas dos estudantes das outras duas séries ao patamar de pelo menos três anos antes. No 9º ano, a nota de português de 2011 é menor do que a dos alunos da série em 2007. No 3º ano, as notas de 2011 foram menores que as de 2008 nas duas disciplinas.

(Folha de São Paulo)

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