sábado, 19 de maio de 2012

 
DIVIRTA-SE...

VIAGEM AO SOFÁ...!!!

CONFIRA ALGUNS FILMES QUE DÃO UM GÁS A MAIS NA PREPARAÇÃO PARA AS PROVAS.

Nem só de catástrofes cinematográficas ou documentários monótonos se compõe o conjunto de produções relacionadas ao universo da geografia. A seguir, veja uma relação de filmes divertidos, impressionantes e, claro, cheios de natureza e fenômenos geológicos para você aprender ainda mais enquanto relaxa no sofá.

                                         

                                          AVATAR   
                                   (James Cameron, 2009)

Em 2154 é lançado o projeto científico Avatar, que pretende conhecer melhor a fauna e a flora de Pandora (uma lua do planeta Polyphemus) e sua civilização nativa- os humanoides Na´vi. Para circularem na tóxica atmosfera local, os participantes do projeto usam avatares- corpos criados artificialmente com DNA humano e das criaturas nativas. Porém, logo descobrimos que a expedição tem como real objetivo a exploração do unobtainium- um mineral supercondutor com potencial para solucionar a crise energética da Terra. A superprodução do ativista ambiental James Cameron procura estimular o debate sobre a exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.



WALL-E

 (Andrew Stanton, 2008)

No ano de 2700, a humanidade já não habita a Terra. Após entulhar o planeta com lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a população partiu para uma espécie de cruzeiro espacial numa nave gigantesca. Por aqui, restou apenas Wall-E, um pequeno robô encarregado de compactar o lixo e limpar a Terra até que ela possa voltar a receber vida humana. Parceria entre Disney e a Pixar, a animação é a bela e alarmante fábula sobre a preservação do planeta.

HOME-NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

(Yann Arthus-Bertrand, 2009) 

O documentário dirigido pelo consagrado fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand tem como objetivo  sensibilizar os espectadores e conscientizá-los de como as ações  do homem estão afetando o nosso planeta. Para isso, o diretor concilia sensacionais imagens aéreas, feitas de um helicóptero que sobrevoou 54 países, com informações assustadoras sobre os problemas ambientais. O documentário pode ser visto no site www.youtube.com/homeproject.


NA NATUREZA SELVAGEM
(Sean Penn, 2007) 

Nos anos 1990, o adolescente norte-americano Christopher McCandlless viajou para Alasca com o intuito de viver junto à natureza, registrando sua aventura em diários. Esses textos serviram de base para a sensível adaptação feita pelo autor-diretor Sean Penn para a telona. Por meio da viajem de Christopher-que acaba  se revelando uma dramática jornada de autoconhecimento -, o filme mostra o quanto a força da natureza pode tornar-se ameaçadora quando subestimada pelo homem.

PLANETA TERRA (BOX COM 4 DVDS)
(George Fenton, 2008)

A premiada série de documentários da rede de TV britânica BBC contém mais de dez horas de imagens sobre a natureza e a vida selvagem no planeta. Os 11 episódios da produção trazem imagens da planície amazônica até as montanhas do Nepal, do deserto do Saara até as calotas polares. Com avançados recursos tecnológicos e câmeras de alta definição, o documentário apresenta impressionantes sequências e mostra toda a diversidade da vida no planeta.


UMA VERDADE INCOVENIENTE

(Davis Guggenheim, 2006)


O documentário conduzido pelo ex-vice-presidente norte-americano Al Gore tem como tema aquecimento global e suas consequências. Ele aparece dando palestras que evidenciam os impactos causados pelo homem ao meio ambiente. Segundo o filme, os resultados poderão ser o caos econômico, político e social. Para Al Gore, mudanças são possíveis, desde que as pessoas melhorem seu comportamento em relação ao meio ambiente.



                                     ILHA DAS FLORES

(Jorge Furtado, 1989)

O que diferencia o ser humano de outro animal qualquer são o “tele-encéfano atualmente desenvolvido e o polegar opositor e o polegar opositor”. Assim começa o documentário em curta-metragem de Jorge Furtado, que, de forma irônica e didática, faz uma crítica à sociedade de consumo e à pobreza do povo brasileiro. O diretor mostra a trajetória de um tomate, desde o local em que é plantado até seu destino final, o depósito de lixo Ilha das Flores, em Porto Alegre (RS). O legume, que foi vendido ao supermercado, comprado por uma dona de casa e despejado no depósito, por fim é disputado pelos porcos e por famílias pobres que vivem na ilha. O curta pode ser visto no site www.portacurtas.com.br.

Fonte: Guia do Estudante e Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário