quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O que é capitalismo?


O que é capitalismo?

Capitalismo é o sistema social baseado no reconhecimento dos direitos do indivíduo, incluindo o direito à propriedade, em que toda propriedade é privada.

O reconhecimento dos direitos do indivíduo inclui o banimento de violência física em relacionamentos humanos: basicamente, direitos só podem ser violados com o uso da força física. Em uma sociedade capitalista, nenhum homem ou grupo pode iniciar o uso de força física contra outros. A única função do governo, nesta sociedade, é a tarefa de proteger os direitos do homem, ou seja, a tarefa de protegê-lo de violência; o governo age como o agente do direito do homem de autodefesa, e pode usar força somente em retaliação e somente contra aqueles que iniciaram seu uso; portanto, o governo é o jeito de colocar o uso retaliatório de força sob controle objetivo.

Em uma sociedade capitalista, todo relacionamento humano é voluntário. Os homens são livres para cooperar ou não, para lidar com o outro ou não, de acordo com seus julgamentos, convicções e interesses. Os homens só podem lidar com o outro em termos e através da razão, ou seja, através da discussão, da persuasão, e de acordos contratuais, por escolha voluntária e para benefício mútuo. O direito de concordar com outros não é um problema em nenhuma sociedade; é o direito de discordar que é crucial. É a instituição da propriedade privada que protege e implementa o direito de discordar – e, portanto, mantém a estrada aberta para o atributo de maior valor do homem: a mente criativa.

RAND, Ayn – Capitalism: The Unknown Ideal

Porque pessoas muitas vezes usam o termo “capitalismo” para designar sistemas econômicos existentes hoje, “capitalismo laissez-faire” é algumas vezes usado para descrever um sistema puramente capitalista. Na realidade, a expressão é redundante: o que temos hoje não é capitalismo, e sim uma mistura de capitalismo e socialismo, de liberdades e controles.


http://www.capitalismo.com.br/o-que-e-capitalismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário